Tema: Mulheres no humor
Humorista e apresentadora de TV Dani Calabresa
Por Glauco Braga
Os humoristas são rotulados como mal-humorados fora dos ambientes de trabalho. Você está sempre de bom humor? Eu sou muito alegre e brincalhona... Até mesmo quando estou irritada ou cansada, eu consigo fazer piadas e rir de situações mais chatinhas. Tenho amigos que me acham engraçada quando estou nervosa ou mal humorada, porque aí eu não paro de falar besteira.
Alguém já pediu para você contar uma piada num momento importuno? Como dribla essas situações? Toda hora me pedem... E eu nem sei contar piadas!(risos). Tem dias que eu conheço pessoas superlegais que gostam do meu trabalho e são agradáveis e tem dias que eu só encontro gente pentelha (risos). Mas fazer o que, né? Tento lidar com bom humor.
Quando você era criança sonha em ser o quê? Médica, advogada, humorista? Stripper... MENTIRA! (risos). Meu sonho era ser atriz e desenhista da Disney. Eu faço teatro desde criança e sempre amei o palco, sempre adorei interpretar e fazer as pessoas rirem. Isso me faz muito feliz!
Qual a diferença de fazer humor na MTV e nas outras emissoras? A MTV autoriza muita coisa que as outras emissoras não fazer. Tenho muita liberdade pra criar e sugerir personagens e esquetes nos programas Furo MTV e Comédia MTV. É uma delícia criar e contracenar com os meus amigos comediantes que eu adoro, como o Adnet, o Rabin, o Bento e toda a galera do Comédia MTV.
Normalmente quem faz sucesso na MTV não consegue repetir isso em outra emissora. Por que acha que isso acontece? Eu não acredito nisso muito não (risos)... Acho que quem tem talento, tem e pronto! Quem se dedica, luta e corre atrás consegue trabalhar bem em qualquer lugar.
Mais do bate-papo com Dani Calabresa
Quais foram os humoristas que influenciaram sua carreira? Eu amo o Peter Sellers, meu filme de comédia favorito é "O convidado bem trapalhão"(The party) em inglês...também adoro uma atriz chamada Shelley Long que fazia o seriado Cheers, ela é incrível. Gosto muito de comédias românticas com a Julia Roberts, Sandra Bullock..E aqui no Brasil eu sempre ri muito com a Marisa Orth e a Cláudia Gimenez.
Quando percebeu que conseguiria viver do trabalho de humorista? Em 2006 quando eu comecei a me apresentar em shows de humor em barzinhos aqui em SP, no Rio e em Curitiba. Era difícil ganhar dinheiro porque não tinha muito público mas a gente ralou muito ("a gente"sou eu e os meus amigos comediantes Fabio Rabin, Danilo Gentili, Luiz Franca..) e a coisa começou a rolar através do Stand Up que foi se fortalecendo e se espalhando no Brasil
Seu sotaque carregado paulistano lembra muito o jeito de falar da Nair Belo. Ela foi uma referência para você? Meu sotaque é da minha família que é italiana e muito divertida e engraçada. A gente carrega o R e falamos muito alto rs! Mas eu adorava a Nair Bello sim, ela era hilária e sempre tinha crises de riso, era uma delicia perceber quando ela tava se segurando pra não rir em cena rs
Qual é o seu maior sonho? Ja realizei quase todos gracas a Deus! Mas quero ter filhos e brincar muito com eles.
O Brasil é um grande "produtor" de humoristas. É engraçado ser brasileiro ? Sim, o brasileiro é muito animado e divertido. E sabe rir das "desgraças", encarando tudo com bom humor.
Ainda existem mais humoristas homens do que mulheres. Você acha que isso está mudando? Hoje em dia já tem varias mulheres fazendo Stand Up mas a quantidade de homens é maior. Acho que é porque a sociedade encara de forma natural quando um homem conta piada e fala palavrão, já a mulher não, ela tem que ser bonita e delicada...mas isso é uma besteira na minha opinião, tem tanta mulher engraçada e divertida por ai (Lady Kate, Nany People...ops rs)
Quando você não está trabalhando qual é seu hobby? Amo ver filme! E seriados também, mas vejo muito mais filme. Adoro ir no cinema
Você conta piadas para o Marcelo Adnet? Ou só fala sério com ele? A gente fala "sério"de maneira divertida o tempo todo!
(fontes: www.atribuna.com.br/campus./ Jornal 'A Tribuna' 24.04.2011)
(créditos: Glauco Braga - @campusatribuna, Bárbara Gomes - @bahgomes)